terça-feira, 22 de abril de 2014

O dinheiro no Brasil

Durante as nossas últimas aulas de matemática, temos trabalhado o sistema monetário brasileiro. Para quem não lembra, sistema monetário diz respeito à nossa moeda, ao nosso dinheiro.

Depois de ler e discutir algumas informações que o nosso livro didático trazia, a nossa turma montou um texto coletivo sobre a história do dinheiro brasileiro. Confira abaixo, ficou muito interessante!


O dinheiro brasileiro

      Em 1.500 quando o Brasil foi descoberto, os portugueses trocavam seus utensílios (pentes, espelhos, etc) por pau-Brasil (madeira) com os índios. Foi então que começaram as primeiras trocas de valores.

      O nome da primeira moeda do Brasil foi Real, pois era a moeda dos portugueses. A partir daí foi a maior bagunça! Tivemos várias moedas como: Cruzeiro, Cruzeiro novo, Cruzeiro, Cruzado, Cruzado novo, Cruzeiro, Cruzeiro Real e Real.

      Todo o nosso dinheiro é produzido na Casa da Moeda, que foi criada em 1.694.

      Atualmente a nossa moeda se chama Real e foi criada em 1.994.

      O Real tem cédulas (dinheiro) e moedas (metal). As cédulas têm o valor de: 2, 5, 10, 20, 50 e 100 reais.

      Há algum tempo tínhamos a cédula de 1 real, mas hoje ela não existe mais.

      As moedas são os Centavos e têm os valores de 1, 5, 10, 25 e 50 centavos. Também tem a moeda de 1 real.

      As últimas notas e moedas lançadas têm tamanhos diferentes para ajudar os deficientes visuais (pessoas que não enxergam) a identificar melhor os valores do dinheiro.

      Os animais estampados atrás das cédulas são animais brasileiros ameaçados de extinção.

Fonte: 4º ano G

A seguir, um comparativo das cédulas antigas com as novas cédulas do nosso dinheiro:

 

Durante um das nossas aulas, alguém perguntou quem criou o cifrão. O cifrão, para quem não sabe, é assim "$" e faz parte do símbolo que identifica a nossa moeda: R$. Pesquisei e encontrei no site da Casa da Moeda a seguinte explicação para quem inventou o cifrão:

Origem do Cifrão

As moedas têm uma representação gráfica geralmente constituída por duas partes: uma sigla de designação abreviada para o padrão monetário, que varia de país para país, e o cifrão, símbolo universal do dinheiro e que se origina etimologicamente do árabe cifr.
A origem do cifrão data do ano 711, da era cristã, quando o general Táriq-ibn-Ziyád comandou a conquista da Península Ibérica, ocupada até então pelos visigodos. Existem duas versões sobre o caminho percorrido pelo general árabe. Na primeira, Táriq teria partido de Tânger, cidade de Marrocos, da qual era governador.
Na segunda, Táriq teria saído da Arábia e passado pelo Egito, desertos do Saara e da Líbia, Tunísia, Argélia e Marrocos. De lá, ele teria cruzado o estreito das Colunas de Hércules e chegado à Península Ibérica.
Após a viagem, Táriq teria mandado gravar, em moedas comemorativas, uma linha sinuosa, em forma de "S", representando o longo e tortuoso caminho percorrido para alcançar o continente europeu. Cortando essa linha sinuosa mandou colocar, no sentido vertical, duas colunas paralelas, representando as Colunas de Hércules, que significavam a força, poder e a perseverança da empreitada. O símbolo, assim gravado nas moedas, se difundiu e passou a ser reconhecido mundialmente como cifrão, representação gráfica do dinheiro. 


Para quem quiser saber mais e conferir algumas atividades, acesse um especial sobre o dinheiro, no site do smartkids AQUI .
Outros jogos sobre o sistema monetário, você pode acessar abaixo:
Jogo 4 

Bons estudos! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário