segunda-feira, 10 de março de 2014

Joinville: 163 anos de história!

Olá queridos!

A postagem de hoje é sobre a história da nossa querida cidade, que ontem, dia 9 de Março, completou 163 anos!

Para começar, vamos ler a história em quadrinhos, criada em 2009 pelo ilustrador Pablo Mayer, que conta através da narração do jacaré Fritz, a história de Joinville, quando a cidade completava 158 anos.

 http://wp.clicrbs.com.br/aniversariojoinville/files/2012/02/pablo.jpg

O COMEÇO DE TUDO


Os registros dos primeiros habitantes da região de Joinville datam de 4800 a.C. (antes de Cristo). As provas da presença destes habitantes estão nos mais de 40 sambaquis e sítios arqueológicos do município. O homem-do-sambaqui praticava a agricultura, mas tinha na pesca e coleta de moluscos as atividades básicas para sua garantir a sua existência.

Índios tupis-guaranis (especificamente, Carijós) ainda habitavam as cercanias quando chegaram os primeiros imigrantes europeus. No século XVIII, estabeleceram-se, na região, famílias de origem portuguesa, com seus escravos negros, vindos provavelmente da capitania de São Vicente (hoje estado de São Paulo) e da vizinha cidade de São Francisco do Sul. Adquiriram lotes de terra (sesmarias) nas regiões do Cubatão, Bucarein, Boa Vista, Itaum, Morro do Amaral e aí passaram a cultivar mandioca, cana-de-açúcar, arroz e milho, entre outros produtos.

COLÔNIA DONA FRANCISCA


No dia 1 de maio de 1843, a princesa Dona Francisca Carolina, filha de Dom Pedro I, casou-se com o princípe de Joinville François Ferdinand, filho do rei dos franceses Luís Felipe, e recebeu como dote de casamento um pedaço de terra próximo à colônia de São Francisco, hoje a cidade de São Francisco do Sul.

Em 1848, o rei dos franceses Luís Felipe foi destronado e seu filho François se refugiou na Inglaterra. Ao começar a sofrer dificuldades financeiras, vendeu o território ao então dono da Sociedade Colonizadora Hamburguesa, o senador alemão Christian Mathias Schroeder, oito das 25 léguas recebidas como dote. O senador lançou, então, um projeto de povoação de parte desse território. Este projeto iniciou em 1850, com a vinda de algumas pessoas para a fazer a demarcação das terras e algumas construções.

A barca Colon partiu de Hamburgo levando os primeiros imigrantes e no dia 9 de março de 1851 a barca chegou ao local onde foi fundada a Colônia Dona Francisca. Em 1852, foi decidido que, em homenagem ao príncipe François, a cidade passaria a se chamar Joinville.

Uma residência de verão foi construída para abrigar o príncipe e a princesa de Joinville, com um caminho de palmeiras em frente à casa. Entretanto, nenhum dos dois chegou a conhecer a cidade. A casa que foi construída para os príncipes atualmente é o "Museu Nacional de Imigração e Colonização – Palácio dos Príncipes de Joinville", e a via à sua frente tornou-se a Rua das Palmeiras, hoje ponto turístico da cidade.

Entre as décadas de 1950 e 1980, a cidade tornou-se essencialmente industrial, ficando conhecida como "Manchester Catarinense".
 fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Joinville



Aqui estão alguns sites onde vocês podem pesquisar mais sobre Joinville, seus fatos históricos e fotos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário